Fundação Oswaldo Cruz
Segunda-feira,
25 de Setembro de 2017


A REDE BRASILEIRA DE BANCOS DE LEITE HUMANO » Cooperação Internacional

Na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano a realização de cooperações internacionais tem o objetivo de formar multiplicadores para viabilizar a transferência da tecnologia de Bancos de Leite Humano a outros países. É iniciativa de grande impacto para diminuir as condições adversas de saúde de grupos populacionais estratégicos e em situações especiais de agravo, particularmente para recém nascidos de baixo peso com forte impacto para o cumprimento dos objetivos do milênio no que diz respeito à redução da mortalidade infantil com ênfase para o componente neonatal.


Conheça sobre a Cooperação Internacional:

Em 2003 com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde teve inicio um processo estruturado de ampliação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano para o continente americano.

No II Congresso Internacional de Bancos de Leite Humano (2005), onde 2500 profissionais e 13 países (América Latina, USA e Inglaterra) estiveram presentes, um grupo de trabalho elaborou em dois exemplares originais com textos idênticos, nos idiomas português e espanhol, um protocolo denominado Carta de Brasília

Com a assinatura da Carta de Brasília foi materializada a política de expansão através do compromisso de criação da Rede Latino Americana de Bancos de Leite Humano.

     

 

   

No dia 19 de maio de 2005 houve a assinatura da Carta.  

 

 

O Projeto da Rede Latinoamericana de Bancos de Leite Humano é fundamentado na experiência de implantação e validação do modelo brasileiro em outros países - Venezuela, Uruguai, Argentina, Equador e Cuba.

A Cooperação Internacional  ocorre através de Atos Internacionais formalizados  e regidos pelo Direito Internacional.

Em novembro de 2007 foi aprovado o Programa Cumbre de Red de Bancos de Leche Humana com base no modelo Brasileiro coordenado pela Fiocruz.

Os Chefes de Estado e de Governo dos países membros da Conferência Iberoamenricana celebram, a cada ano, uma Reunião-Cúpula. O tema central é proposto pelo país sede e ao final da reunião tradicionalmente se adota uma Declaração Política , e declarações sobre temas de interesse particular.

No ano de 2007, a Cumbre foi realizada no Chile, nos dias 8,9 e 10, reunindo 22 Chefes de Estado e Governo de nações espanholas e portuguesas da América Latina e Europa, tendo como tema central: "Coesão social e políticas sociais para atingir sociedades mais inclusivas na Ibero-América".

No artigo 19 do Programa de Ação   foi aprovado o Programa Cumbre de Red de Bancos de Leche Humana, como proposta auxiliar para erradicação da desnutrição infantil na América Latina e Caribe.  

Em 09 de junho de 2008  foi instalada na Fiocruz a Secretaria Executiva da Rede Ibero Americana de Bancos de Leite Humano, que será a base para o Programa de Apoio Técnico para Implantação da Rede Ibero Americana de Bancos de Leite Humano (Programa BLH).


Veja as fotos do evento 

Na ocasião, sete países, entre eles o Brasil, assinaram o acordo multilateral, mas os 22 países da Conferência Ibero Americana poderão integrar o Programa.

Durante o período de 9 a 11 de junho e 2008, representantes de sete países estiveram reunidos na Fiocruz trabalhando nesse acordo multilateral. Saiba mais...

Clique e conheça sobre o Programa

 

Julho de 2008 - O trabalho de cooperação internacional desenvolvido pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano foi ampliado para os países membros da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com a aprovação do "Projeto para Implantação de Rede de Bancos de Leite Humano nos Países da CPLP".

O projeto foi aprovado na XVII Reunião dos Pontos Focais de Cooperação da CPLP, (órgão da CPLP) realizada nos dias 17 e 18 de julho de 2008, em Lisboa, onde o Embaixador Luiz Henrique Pereira da Fonseca e a Técnica em Cooperação, Alessandra Ambrósio foram os representantes da Agência Brasileira de Cooperação - ABC, na reunião.

A ABC é o ponto focal do Brasil na CPLP...

  Veja o Relatório Final da Reunião 




A CPLP  é uma entidade criada em 17 de julho de 1996, que reúne oito Estados-membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. É o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros.

As ações desenvolvidas pela CPLP têm objetivos precisos e estão voltadas para os setores prioritários, como a Saúde e a Educação.

O projeto para implantação de Rede de Bancos de Leite Humano nos países membros da CPLP, tem o objetivo de apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano, contribuindo para a redução da mortalidade infantil. 

A execução está a cargo do Instituto Fernandes Figueira (IFF) e Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), ambos da Fundação Oswaldo Cruz, através do Banco de Leite Humano do IFF.  

Saiba mais em notícias publicadas no Brasil e em Portugal.

 

O aleitamento materno e a alimentação complementar são identificados como duas das intervenções mais eficazes para prevenir a mortalidade infantil. Nesse sentido, a Organização Panamericana de Saúde - OPS/OMS realiza cooperação técnica entre países desenvolvendo projetos conjuntos.  

A Cooperação Técnica “Brasil, Honduras e Equador - Bancos de Leite Humano” foi desenvolvida por um ano a partir de julho de 2008, com a finalidade de contribuir com a redução da mortalidade infantil, assim como desenvolver e apoiar políticas e respostas institucionais e comunitárias que fortaleçam o aleitamento materno e a capacidade de resposta do estado, através da cooperação sul-sul.


Setembro de 2010:
  Carta de Brasília 2010

Representantes do setor saúde e de proteção social dos governos e da sociedade civil de países Iberoamericanos e do Continente Africano participaram de grupo de trabalho no V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano/ I Congresso Iberoamericano de Bancos de Leite Humano/ I Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, realizado no período de 27 a 30 de setembro de 2010, em Brasília. O produto final do trabalho foi a Carta de Brasília 2010, assinada no dia 30 durante a Solenidade de Encerramento do evento. Esse documento resgata os compromissos da Carta de Brasília 2005 e assume estratégias para continuidade do trabalho.  Saiba mais...
 
Setembro de 2015: Carta de Brasília 2015 .

No período de 21 a 25 de setembro de 2015, foi realizado em Brasília, o II Fórum ABC/Fiocruz/Ministério da Saúde de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, com participação de 22 países. A Carta de Brasília 2015 foi acordada e assinada durante o evento. Saiba mais...


Consulte sobre os Paises:



ESPANHA


BOLÍVIA


COLÔMBIA


VENEZUELA


ARGENTINA


PARAGUAI


URUGUAI


ANGOLA


MOÇAMBIQUE


PORTUGAL


PERU


GUATEMALA


HONDURAS


COSTA RICA


CUBA


REPÚBLICA DOMINICANA


EQUADOR


CABO VERDE


MÉXICO


EL SALVADOR


NICARAGUA


PANAMÁ


BELIZE


HAITI



Av. Rui Barbosa, 716 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (55xx21) 2554-1703 Fax.: (55xx21) 2553-9662
Copyright© 2005 - Rede Nacional de Bancos de Leite Humano